Este blog se destina a unir professores de diferentes escolas, integrando CURRÍCULO POR ATIVIDADE, DIFERENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO e SEMINÁRIO INTEGRADO na busca de soluções para as nossas aflições diárias.
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
Atividade 1.3Todo projeto é transdisciplinar? Todo projeto é interdisciplinar? É possível desenvolver um projeto em um tema de uma determinada área do conhecimento ?
O trabalho por projeto caracteriza-se por uma situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade.
Para o estudante pesquisar e estudar sobre um tema, uma problemática ou uma questão de investigação, ele precisa estabelecer relações significativas entre conhecimentos de áreas distintas.
A interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento de forma global, ou seja, rompendo com os limites das disciplinas.
Para isso, é necessário desenvolver uma postura interdisciplinar diante do conhecimento, que envolve mudança de atitude e de inclusão, superando dicotomia entre ensino e pesquisa, a pratica e a teoria. (Fazenda, 1998).
A transversalidade pode potencializar situações que valorizam as relações humanas e sociais mais urgentes. Trabalhar transversalmente é permitir que o estudante aprenda conteúdos disciplinares na resolução de problemas de forma contextualizada e compreenda a problemática social e as possibilidades de soluções para os problemas sociais.
Um projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas. Quando isso ocorre, fica evidenciado que o conteúdo disciplinar é importante de ser trabalhado em uma perspectiva que não se feche em si mesmo, mas que, no processo de busca para compreender um determinado fato ou fenômeno, seja ampliado o escopo de relações entre as diferentes áreas de conhecimento e o significado dos conceitos incorporados no desenvolvimento do projeto.
Por outro lado, pode ocorrer o inverso, ou seja, iniciar o projeto com uma questão mais abrangente e, pouco a pouco, ir afunilando em determinado conceito de uma área específica para compreender determinadas particularidades do fato ou fenômeno em estudo.
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