Orientação para Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de
Tecnologia no Currículo) na ação
Orientação para Análise do Projeto PITEC
(Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação
TÍTULO DO PROJETO (TEMA)
“Viajar é preciso”
Professora
Joice Ávila Nunes
Escola
EEEF Professora Léa Rosa Cecchini Brum
Componentes Curriculares
Currículo Integrado – Séries Iniciais;
(Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação
TÍTULO DO PROJETO (TEMA)
“Viajar é preciso”
Professora
Joice Ávila Nunes
Escola
EEEF Professora Léa Rosa Cecchini Brum
Componentes Curriculares
Currículo Integrado – Séries Iniciais;
Língua Portuguesa, Geografia e Artes – Séries Finais
Turma/classe
3º Ano – Séries Iniciais – Ensino Fundamental: Turmas 31 e 32;
Turma/classe
3º Ano – Séries Iniciais – Ensino Fundamental: Turmas 31 e 32;
6º Ano – Séries Finais – Ensino Fundamental: Turma 61.
Duração prevista para o projeto
02 Meses
1. Tema
Duração prevista para o projeto
02 Meses
1. Tema
Os alunos estão trabalhando com questões relacionadas ao tema previsto?
Se sim, como isso vem ocorrendo? Se não, o que ocasionou essa mudança?
Há outros temas em estudo pelos alunos?
Sim, os alunos
estão trabalhando com questões relacionadas ao tema , onde levantam
informações sobre os meios de transportes, destino, paisagens, características
dos lugares e comparações. Não há, no momento, outro tema em estudo na forma de
projeto. Os conteúdos básicos de Língua Portuguesa, Artes e Geografia
continuam paralelamente sendo desenvolvidos no 6ºano.
2. Disciplinas
Entre as disciplinas previstas, quais estão efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC?
Quais os conhecimentos foram mobilizados no projeto?
Como os conhecimentos foram incorporados ao PITEC?
Há integração entre eles?
As disciplinas envolvidas na Escola Léa Rosa são L. Portuguesa, Artes e Geografia. As demais áreas de conhecimento foram convidadas a se unirem ao projeto, mas, apresentaram justificativas para não participarem.
Os conhecimentos (conteúdos) mobilizados no Currículo integrado e nos componentes currículares são:
As disciplinas envolvidas na Escola Léa Rosa são L. Portuguesa, Artes e Geografia. As demais áreas de conhecimento foram convidadas a se unirem ao projeto, mas, apresentaram justificativas para não participarem.
Os conhecimentos (conteúdos) mobilizados no Currículo integrado e nos componentes currículares são:
No Currículo
Integrado: Estudo dos meios de transportes; percepção espacial e mapas
geográficos.
No Currículo por
Área:
·
Língua Portuguesa: Regras de acentuação e Ortográficas; Verbos e
Interpretação de texto informativo.
·
Artes: Características arquitetônicas dos lugares pesquisados;
·
Geografia: Questões nos campos Político, Econômico e Cultural; localização
geográfica; cultura e hábitos; alimentação e trajes típicos.
Foram
desenvolvidos aulas individuais em cada uma das disciplina citadas acima, nos
períodos e dias previstos no calendário.
3. Objetivos
Objetivo
Geral nas Séries Finais
O Projeto “Viajar
é preciso” tem como objetivo propiciar aos alunos conhecimento; visitas aos pontos turísticos, pesquisa online, e, também, observar os sítios
históricos que os colocam em contato com os temas e processos históricos explorados,
em especial, de Geografia.
Objetivo
Geral nas Séries Iniciais
Propiciar que
professores e alunos realizem estudos e projetos coletivos de trabalho voltados
ao tema cultura de viagem e meios de transportes.
Os objetivos previstos estão sendo atingidos? Quais objetivos não foram alcançados até o momento?
Sim, os objetivos
previstos estão sendo atingidos. O objetivo específico de Geografia atingiu
forma total no CAT e no Área (descrito abaixo):
Geografia
Eixo temático: O estudo da paisagem e dos meios de transportes
Levar o aluno a:
- situar-se no contexto social;
- compreender o espaço geográfico onde está inserido e o espaço novo quando for viajar;
- observar os diferentes aspectos da natureza no local de moradia e do local de viajem;
- analisar o lugar de vivência própria e de outros lugares e pessoas;
- identificar a sala de aula como parte do espaço da Escola;
- reconhecer os diferentes meios de transportes e suas tecnologias para viajar;
- conscientizar-se sobre as novas formas tecnológicas de se relacionar com a natureza.
Eixo temático: O estudo da paisagem e dos meios de transportes
Levar o aluno a:
- situar-se no contexto social;
- compreender o espaço geográfico onde está inserido e o espaço novo quando for viajar;
- observar os diferentes aspectos da natureza no local de moradia e do local de viajem;
- analisar o lugar de vivência própria e de outros lugares e pessoas;
- identificar a sala de aula como parte do espaço da Escola;
- reconhecer os diferentes meios de transportes e suas tecnologias para viajar;
- conscientizar-se sobre as novas formas tecnológicas de se relacionar com a natureza.
Toda aula deve
ser bem pensada e elaborada para que seja breve, leve e com boa dose de humor e
as atividades que os envolvam naquilo que mais gostam: trocar ideias, usar o
celular, o computador e outra mídias.
4. Ações
Entre as ações previstas, quais foram realizadas?
Que estratégias se destacam entre as mobilizadas pelos alunos no
desenvolvimento do projeto?
Todas as ações previstas foram executadas, mas as estratégias que se destacaram foram:
Todas as ações previstas foram executadas, mas as estratégias que se destacaram foram:
·
·
Foi apresentado um projeto de viagem ao interior do Rio Grande Sul com
mapas, fotos, tradições gaúchas, passeios, restaurantes com comida
típica, valores gastos, informações, e justificativas.
·
Também adotamos o uso de smartphones, em aula, para pesquisa .
Que dificuldades foram enfrentadas na realização do PITEC?
Quais estratégias foram utilizadas para superá-las?
Houve ações não realizadas no tempo previsto? Por quê?
O que foi feito no lugar das ações não realizadas?
Não foram encontradas grandes dificuldades, porque o Projeto está no
início, em andamento, e terá maior abrangência em Março/2015, mês de
aniversário de Porto Alegre; também no mês de Setembro/2015, quando será
trabalhado a Semana Farroupilha, conforme combinações com professores que irão
integrar este projeto.
Os recursos previstos para apoiar as ações foram utilizados? Se sim, como foram utilizados? Se não, por que não foram usados?
Sim, os recursos previstos para apoiar as ações foram todos utilizados. Os recursos foram:
Mídias, livros, revistas, pesquisa na internet, mapa, o uso de smartphones em aula,o uso de programas como Powerpoint, e Microsoft Word. A viajem ou passeio, será realizada em 2015.
Quais tecnologias foram integradas ao desenvolvimento do PITEC? Qual o papel dessas tecnologias no PITEC? Houve integração entre essas
A tecnologia
foi associada a nova concepção de dar aula – o que resultou em diversos
projetos de viagem. Os alunos aproveitaram os recursos e transformaram o
ambiente a seu favor.
5. Atitudes
Quais atitudes e valores foram vivenciados no desenvolvimento do projeto?
O processo educativo levou os alunos envolvidos a perceberem sua importância de suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.
·
Cooperação: Para a formação da cidadania;
·
Autonomia: Incentivo à tomada de decisões livremente;
·
Capacidade de convivência: Visa o desenvolvimento do educando a
capacidade de viver em comunidade harmoniosamente.
·
Diálogo: Busca momentos de interação e acordo mútuo, respeitando a
dialética;
6. Resultados
Compare os resultados esperados com os alcançados e especifique se suas expectativas foram atingidas. Se não, o que poderá ser feito para atingir os resultados previstos?
Resultados esperados nos diferentes componentes curriculares:
·
Interesse, empenho e dedicação na pesquisa e desenvolvimento do projeto.
·
Agilidade e destreza no uso das mídias digital.
·
Aplicação das ações em programas como: Powerpoint, Prezzi, Microsoft
Word,...
·
Aplicação na produção de texto, utilizando-se das regras ortográficas,
concordância nominal e verbal e regras de acentuação.
Resultados alcançados:
·
Notamos o interesse, empenho e dedicação no grande grupo dos alunos que
trabalharam com o projeto.
·
Constatamos que poucos alunos dominam com agilidade e destreza o uso da
mídia digital e o restante tinha um domínio limitado, necessitando da ajuda de
colegas e do educador.
·
Observamos que a maioria dos alunos não sabiam lidar com Powerpoint. Só
dominavam o Microsoft Word.
Comparando resultados:
Os resultados,
iniciais, foram alcançados com satisfação, porque houve troca de experiências e
cooperação entre as séries iniciais e finais. Espera-se que em 2015, nos meses
planejados, o projeto siga em andamento.
Achei bem interessante, pois viajar tanto pela internet quanto utilizando os recursos tradicionais de viagem é muito enriquecedor para os alunos e professores envolvidos no projeto, acho que o tempo poderia ser mais amplo, para evitar alguns transtornos de clima.
ResponderExcluir