domingo, 14 de dezembro de 2014

Orientação para Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação

                     Orientação para Análise do Projeto PITEC 
                (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação


TÍTULO DO PROJETO (TEMA)
Trajetórias individuais.:  Viajando pelas cidades americanas

Professor(es)   
Nádia Eliana Chiele Barros
Jairton Ortiz da Cruz

Escola
E. E. de Ensino Médio Almirante Barroso

Disciplina(s)
Português, Filosofia, Geografia e Seminário Integrado

Turma/classe
2º Ano do Ensino Médio: Turmas 211 e 212.

Duração prevista para o projeto
É de  um (1) trimestre.

1. Tema

Os alunos estão trabalhando com questões relacionadas ao tema previsto? Se sim, como isso vem ocorrendo? Se não, o que ocasionou essa mudança? Há outros temas em estudo pelos alunos?
    Sim, os alunos estão trabalhando com questões relacionadas ao tema Viajando pelas cidades americanas, onde levantam informações sobre o destino e o país escolhido. Não há, no momento, outro tema em estudo na forma de projeto.  Os conteúdos básicos de Língua Portuguesa, Filosofia e Geografia continuam paralelamente sendo desenvolvidos no 2º ano.

2. Disciplinas

Entre as disciplinas previstas, quais estão efetivamente envolvidas no desenvolvimento do PITEC? Quais os conhecimentos foram mobilizados no projeto? Como os conhecimentos foram incorporados ao PITEC? Há integração entre eles?
    As disciplinas envolvidas na Escola Almirante Barroso são Português, Filosofia, Geografia e Seminário Integrado.  As demais áreas de conhecimento foram convidadas a se unirem ao projeto, muitas aceitaram de pronto, mas depois apresentaram justificativas para se afastarem.
       Os conhecimentos (conteúdos) mobilizados nas áreas da Linguagem e Ciências humanas são: 
  • de Português: Regras de acentuação e Ortográficas; Concordância Verbal e Nominal, Verbos e Produção de texto informativo.
  • de Filosofia: Questões éticas e morais; Concepção de política na sociedade.
  • de Geografia: Questões de Globalização e as Interferências nos campos Político, Econômico e Cultural; Industrialização.
       Foram desenvolvidos aulas individuais em cada uma das disciplina citadas acima, nos períodos e dias previstos no calendário, e congregadas no Seminário Integrado por ambos os professores. As turmas se reunião em três (3) encontros semanais e ambos professores coordenavam e desenvolviam as aulas com total integração.

3. Objetivos

Os objetivos previstos estão sendo atingidos? Quais objetivos não foram alcançados até o momento?
    Sim, os objetivos previstos estão sendo atingidos. Somente, o objetivo específico de levar a reflexões críticas não atingiu de forma total e regular. Os alunos primam, não por uma reflexão, mas pelo superficial, pelo mais simples e descomplicado.

Por que isso ocorreu?
       Porque há um urgência, por parte do aluno, em não fazer o que lhe é solicitado, jogar conversa fora, preocupar-se com o problema do próximo, socializar-se com os colegas e não se deter num texto longo, explicações e/ou explanações mais prolongadas por parte do professor. 
      Toda aula deve ser bem pensada e elaborada para que seja breve, leve e com boa dose de humor e as atividades que os envolvam naquilo que mais gostam: trocar ideias, usar o celular, o computador e as atividades em xerox.      


4. Ações

Entre as ações previstas, quais foram realizadas? Que estratégias se destacam entre as mobilizadas pelos alunos no desenvolvimento do projeto? 
     Todas as ações previstas foram executadas, mas as estratégias que se destacaram foram:  
  • Reproduzir o filme As Férias da Minha Vida com Queen Latifah, comédia, colorido, 111 minutos.
  • Cada um dos professores apresentou um projeto de viagem à América com mapas,  fotos, hotel,  passeios, restaurantes, valores gastos, informações, recomendações e justificativas.  Sucesso total.  
  • Adotamos o uso de smartphones, tablets e laptops em aula.

Que dificuldades foram enfrentadas na realização do PITEC? Quais estratégias foram utilizadas para superá-las? Houve ações não realizadas no tempo previsto? Por quê? O que foi feito no lugar das ações não realizadas? 
       No início do projeto, os alunos mais conversavam do que rendiam nas pesquisas, mas com o correr do tempo, a vigilância constante, os incentivos e avisos de prazos a serem cumpridos, a maioria iniciou a desenvolver sua ação. 
       Ocorreram ações não realizadas no tempo previsto por teimosia ou desinteresse por parte de alguns alunos. Conforme as regras pré-estabelecidas antes do trabalho, eles tiveram que executar atividades em todas as disciplinas que envolviam o projeto para obterem aprovação nas mesmas.
       

Os recursos previstos para apoiar as ações foram utilizados? Se sim, como foram utilizados? Se não, por que não foram usados?
    Sim, os recursos previstos para apoiar as ações foram todos utilizados. Os recursos foram: folhetos,
livros, revistas,  pesquisa na internet, mapa, o uso de smartphones, tablets e laptops em aula, o uso de programas como Powerpoint, Pezzi e Microsoft Word.


Quais tecnologias foram integradas ao desenvolvimento do PITEC? Qual o papel dessas tecnologias no PITEC? Houve integração entre essas tecnologias? O que foi feito com as tecnologias que não poderia ter sido realizado sem elas?
    As tecnologias utilizadas em aula foram: smartphone, tablet e laptops, e o uso de programas como Powerpoint, Pezzi e Microsoft Word.
     A tecnologia foi associada a nova e moderna maneira de dar aula – o que resultou em diversos projetos de viagem. Os alunos aproveitaram os recursos e transformaram o ambiente a seu favor.

5. Atitudes

Quais atitudes e valores foram vivenciados no desenvolvimento do projeto?
     O processo educativo levou os alunos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.
  • Cooperação: Para a formação da cidadania a cooperação é fundamental. O aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade.
  • Autonomia: Refere-se ao valor que reconhece o direito de um indivíduo tomar decisões livremente, ter sua liberdade, independência moral ou intelectual. É a capacidade apresentada pela vontade humana de se autodeterminar segundo uma norma moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou externo.     
  • Capacidade de convivência: Valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim, em todos os lugares onde  se concentram pessoas, de modo a garantir uma coexistência interpessoal  harmoniosa.
  • Diálogo: Valor que reconhece na fala  um momento da interação entre dois ou mais indivíduos,  em busca de um acordo. 
  • Tolerância: Valor que manifesta na tendência a admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às nossas.


6. Resultados

Compare os resultados esperados com os alcançados e especifique se suas expectativas foram atingidas. Se não, o que poderá ser feito para atingir os resultados previstos?
    


       Resultados esperados referente a área das Linguagens:
  • Interesse, empenho e dedicação na pesquisa e desenvolvimento do projeto.
  • Agilidade e destreza no uso das mídias digital.
  • Aplicação das ações em programas como: Powerpoint, Prezzi, Microsoft Word,... 
  • Aplicação na produção de texto, utilizando-se das regras ortográficas, concordância nominal e verbal e regras de acentuação.
         Resultados alcançados referente a área das Linguagens:   
  • Notamos o interesse, empenho e dedicação em 99% dos alunos que trabalharam com o projeto.
  • Constatamos que 30% dos alunos dominam com agilidade e destreza o uso da mídia digital e o restante tinha um domínio limitado, necessitando da ajuda de colegas e do educador.
  • Observamos que metade dos alunos não sabiam lidar com Powerpoint. Só dominavam o Microsoft Word.
  • Observamos que 10% dos alunos apresentaram destreza na produção de texto com um mínimo de de erros acentuação e concordância verbal.

         Comparando resultados referente a área das Linguagens:
      
      Podemos afirmar que os resultados foram alcançados com satisfação, porque houve troca de experiências e cooperação com o colega que apresentava algum tipo de problema. 
              O convívio das turmas foi fraterno, de tolerância com a maneira de pensar e agir e, de diálogo entre aluno/aluno, aluno/professor e professor/aluno. Também, foi positiva a capacidade de autodeteminar-se quanto a escolha, a pesquisa, a seleção, a comparação, a explicação, a escrita, a preparação e a apresentação do trabalho. 

     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário