domingo, 14 de dezembro de 2014

ATIVIDADE 3.1 - Orientação para Análise do Projeto PITEC

Atividade  3.1

Orientação para Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação


       TÍTULO DO PROJETO (TEMA)

  1. Tema
          Trajetórias individuais: Viajando pelas cidades americanas


  1. Disciplinas 
    Por área de conhecimento

    • Área das Linguagens
    • Área das Ciências Humanas 



  1. Objetivos
          Geral:
     
          Este projeto tem como base integrar as tecnologias e as mídias em uma prática colaborativa a partir   
   de  novas perspectivas de ensinar e aprender e na produção de textos com metas prioritárias nas áreas
   da Linguagem, Ciências Humanas e Seminário Integrado.

           Específicos:


  •  Levar o aluno a ler, pesquisar, conhecer e mexer com ferramentas que, às vezes, desconhece.  


  • Mexer com valores, metas e atiçar a curiosidades.


  • Criticar e levar a reflexões críticas.


  • Desenvolver a habilidade de captar informações, às vezes, sob a forma de detalhes transmitidas  pela linguagem oral.


  • Despertar o interesse em relação aos mais diferentes tipos de textos e o desejo de lê-los por  iniciativa própria.
  • Incorporar uma postura interdisciplinar diante do conhecimento e, gradativamente, a transversalidade (compromisso com a cidadania). 


  1. Ações
         Os alunos foram convidados a trabalhar individualmente no projeto, mas podendo trocar ideais, informações e material pesquisado. Também, puderam compartilhar laptops, smartphone, tablet e desktop e material impresso.


  1. Atitudes
          Quais atitudes e valores foram vivenciados no desenvolvimento do projeto?

         O processo educativo levou os alunos envolvidos a perceberem sua importância na vida do outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.
  • Cooperação: Para a formação da cidadania a cooperação é fundamental. O aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade.
  • Autonomia: Refere-se ao valor que reconhece o direito de um indivíduo tomar decisões livremente, ter sua liberdade, independência moral ou intelectual. É a capacidade apresentada pela vontade humana de se autodeterminar segundo uma norma moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou externo.     

  • Capacidade de convivência: Valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim, em todos os lugares onde  se concentram pessoas, de modo a garantir uma coexistência interpessoal  harmoniosa.

  • Diálogo: Valor que reconhece na fala  um momento da interação entre dois ou mais indivíduos,  em busca de um acordo. 

  • Tolerância: Valor que manifesta na tendência a admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às nossas.

  1. Resultados
          Compare os resultados esperados com os alcançados e especifique se suas expectativas foram atingidas. Se não, o que poderá ser feito para atingir os resultados previstos?

        Resultados esperados referente a área das Linguagens :
  • Interesse, empenho e dedicação na pesquisa e desenvolvimento do projeto.
  • Agilidade e destreza no uso das mídias digital.
  • Aplicação das ações em programas como: Powerpoint, Prezzi, Microsoft Word,... 
  • Aplicação na produção de texto, utilizando-se das regras ortográficas, concordância nominal e verbal e regras de acentuação.
         Resultados alcançados referente a área das Linguagens  
  • Notamos o interesse, empenho e dedicação em 99% dos alunos que trabalharam com o projeto.
  • Constatamos que 30% dos alunos dominam com agilidade e destreza o uso da mídia digital e o restante tinha um domínio limitado, necessitando da ajuda de colegas e do educador.
  • Observamos que metade dos alunos não sabiam lidar com Powerpoint. Só dominavam o Microsoft Word.
  • Observamos que 10% dos alunos apresentaram destreza na produção de texto com um mínimo de de erros acentuação e concordância verbal.

         Comparando resultados referente a área das Linguagens:
      
      Podemos afirmar que os resultados foram alcançados com satisfação, porque houve troca de experiências e cooperação com o colega que apresentava algum tipo de problema. 
              O convívio das turmas foi fraterno, de tolerância com a maneira de pensar e agir e, de diálogo entre aluno/aluno, aluno/professor e professor/aluno. Também, foi positiva a capacidade de autodeteminar-se quanto a escolha, a pesquisa, a seleção, a comparação, a explicação, a escrita, a preparação e a apresentação do trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário