Atividade 3.1
Orientação para Análise do Projeto PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo) na ação
TÍTULO DO PROJETO (TEMA)
- Tema
- Disciplinas
Por área de conhecimento
- Área das Linguagens
- Área das Ciências Humanas
- Objetivos
Este projeto tem como base integrar as tecnologias e as mídias em
uma prática colaborativa a partir
de novas perspectivas de ensinar e
aprender e na produção de textos com metas prioritárias nas áreas
da Linguagem, Ciências Humanas e Seminário Integrado.
Específicos:
- Levar o aluno a ler, pesquisar, conhecer e mexer com ferramentas que, às vezes, desconhece.
- Mexer com valores, metas e atiçar a curiosidades.
- Criticar e levar a reflexões críticas.
- Desenvolver a habilidade de captar informações, às vezes, sob a forma de detalhes transmitidas pela linguagem oral.
- Despertar o interesse em relação aos mais diferentes tipos de textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria.
- Incorporar uma postura interdisciplinar diante do conhecimento e, gradativamente, a transversalidade (compromisso com a cidadania).
- Ações
Os alunos foram convidados a trabalhar individualmente no projeto, mas podendo trocar ideais, informações e material pesquisado. Também, puderam compartilhar laptops, smartphone, tablet e desktop e material impresso.
- Atitudes
Quais atitudes e valores foram vivenciados no desenvolvimento do projeto?
O processo educativo levou os alunos envolvidos a perceberem sua importância na vida do
outro, suas responsabilidades diante do mundo e as capacidades que devem
desenvolver para exercitar essas práticas no decorrer da vida.
- Cooperação: Para a formação da cidadania a cooperação é fundamental. O aluno percebe que a troca de conhecimentos e a sua participação são fundamentais para a concretização de uma atividade.
- Autonomia: Refere-se ao valor que reconhece o direito de um indivíduo tomar decisões livremente, ter sua liberdade, independência moral ou intelectual. É a capacidade apresentada pela vontade humana de se autodeterminar segundo uma norma moral por ela mesma estabelecida, livre de qualquer fator estranho ou externo.
- Capacidade de convivência: Valor que desenvolve no educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas igrejas, nos parques, enfim, em todos os lugares onde se concentram pessoas, de modo a garantir uma coexistência interpessoal harmoniosa.
- Diálogo: Valor que reconhece na fala um momento da interação entre dois ou mais indivíduos, em busca de um acordo.
- Tolerância: Valor que manifesta na tendência a admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às nossas.
- Resultados
Compare os resultados esperados com os alcançados e especifique se suas expectativas foram atingidas. Se não, o que poderá ser feito para atingir os resultados previstos?
Resultados esperados referente a área das Linguagens :
- Interesse, empenho e dedicação na pesquisa e desenvolvimento do projeto.
- Agilidade e destreza no uso das mídias digital.
- Aplicação das ações em programas como: Powerpoint, Prezzi, Microsoft Word,...
- Aplicação na produção de texto, utilizando-se das regras ortográficas, concordância nominal e verbal e regras de acentuação.
- Notamos o interesse, empenho e dedicação em 99% dos alunos que trabalharam com o projeto.
- Constatamos que 30% dos alunos dominam com agilidade e destreza o uso da mídia digital e o restante tinha um domínio limitado, necessitando da ajuda de colegas e do educador.
- Observamos que metade dos alunos não sabiam lidar com Powerpoint. Só dominavam o Microsoft Word.
- Observamos que 10% dos alunos apresentaram destreza na produção de texto com um mínimo de de erros acentuação e concordância verbal.
Comparando resultados referente a área das Linguagens:
Podemos afirmar que os resultados foram alcançados com satisfação, porque houve troca de experiências e cooperação com o colega que apresentava algum tipo de problema.
O convívio das turmas foi fraterno, de tolerância com a maneira de pensar e agir e, de diálogo entre aluno/aluno, aluno/professor e professor/aluno. Também, foi positiva a capacidade de autodeteminar-se quanto a escolha, a pesquisa, a seleção, a comparação, a explicação, a escrita, a preparação e a apresentação do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário