domingo, 14 de dezembro de 2014

ESQUELETO DO PROJETO

1. NOME:  Nádia Eliana Chiele Barros

2. IDENTIFICAÇÃO
    ESCOLA:  Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso
    ANO: 2º  (TURMAS 211 e 212)
    Nº DE ALUNOS: 50
    ÁREAS DE CONHECIMENTO:  Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
                                                       

3. PROJETO:  TRAJETÓRIAS INDIVIDUAIS: VIAJANDO PELAS CIDADES AMERICANAS
    SUBTÍTULO:  VIAGEM À AMÉRICA
                            "Viajar é mudar a roupa da alma." (Mário Quintana)

4. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
    O projeto é  interdisciplinar e utiliza os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema  concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. Em outras palavras, a interdisciplinaridade recorre a um saber, diretamente útil e utilizável, para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos.

     Os conteúdos envolvidos são de:
  •  Português - Regras de acentuação e Ortográficas; Concordância Verbal e Nominal, Verbos e Produção de texto informativo.
  • Filosofia: Questões éticas e morais; Concepção de política na sociedade. 
  • Geografia: Questões de Globalização e as Interferências nos campos Político, Econômico e Cultural; Industrialização.
 5. DESCRIÇÃO GERAL
      Este projeto tem como base integrar as tecnologias e as mídias em uma prática colaborativa a partir de novas perspectivas de ensinar e aprender e na produção de textos com metas prioritárias em língua portuguesa, geografia e seminário integrado da seguinte maneira:
  •  Levar o aluno a ler, pesquisar, conhecer e mexer com ferramentas que, às vezes, desconhece.
  • Mexer com valores, dilemas, metas e atiçamos curiosidades e indagações.
  • Criticar e o levar a reflexões críticas.
  • Desenvolver sua habilidade de captar informações, às vezes, sob a forma de detalhes transmitidas  pela linguagem oral.
  • Despertar o interesse em relação aos mais diferentes tipos de textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria.
  • Incorporamos uma postura interdisciplinar diante do conhecimento e, gradativamente, a transversalidade (compromisso com a cidadania). 

 6. TECNOLOGIAS UTILIZADAS

     As tecnologias utilizadas em aula foram: smartphone, tablet e laptops, e o uso de programas como Powerpoint, Pezzi e Microsoft Word.
     A tecnologia foi associada a nova e moderna maneira de dar aula – o que resultou em diversos projetos de viagem. Os alunos aproveitaram os recursos e transformaram o ambiente a seu favor.



 7. COMENTÁRIOS
    
Refletindo sobre o mundo do século XXI, o papel da escola, os conteúdos e a maneira que os administramos, reconhecemos que há uma urgência em mudanças. E essa mudança parte de uma nova postura do professor, num destemor no uso de novas tecnologias e no diálogo entre ele e o estudante para a construção do conhecimento.  Proporcionar situações que favoreçam a experimentação, a reflexão e a descoberta. A experiência propicia a construção do saber, indo além, provocando um desejo no aluno  de saber fazer, a reflexão sobre o saber fazer, a tomada de consciência, a compreensão e a reelaboração do fazer.
Revendo Piaget, vemos que o sujeito age sobre os conteúdos, que ficam ressoando em seu ser que já  possui estruturas próprias construídas ou em construção. Então, para que se eduquem é necessário receber estímulos e  liberdade de sugerir temas.
Inferindo Vygotsky, reconhecemos a importância da escola em seu âmbito geral.  Por ser essencialmente social. A mediação é desempenhada tanto pelo professor, que tem a intencionalidade pedagógica, como por outros profissionais da escola, pela própria instituição e pelos colegas. Assim, todos podem aprender e ensinar uns com os outros.
Sendo assim,  o estudante aprende a partir da interação com o meio em que vive, com a realidade e com as pessoas.  Cada ser humano é, ao mesmo tempo, ativo e interativo.

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