2. IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA: Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso
ANO: 2º (TURMAS 211 e 212)
Nº DE ALUNOS: 50
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
3. PROJETO: TRAJETÓRIAS INDIVIDUAIS: VIAJANDO PELAS CIDADES AMERICANAS
SUBTÍTULO: VIAGEM À AMÉRICA
"Viajar é mudar a roupa da alma." (Mário Quintana)
4. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
O projeto é interdisciplinar e utiliza os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um problema concreto ou compreender um determinado fenômeno sob diferentes pontos de vista. Em outras palavras, a interdisciplinaridade recorre a um saber, diretamente útil e utilizável, para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos.
Os conteúdos envolvidos são de:
- Português - Regras de acentuação e Ortográficas; Concordância Verbal e Nominal, Verbos e Produção de texto informativo.
- Filosofia: Questões éticas e morais; Concepção de política na sociedade.
- Geografia: Questões de Globalização e as Interferências nos campos Político, Econômico e Cultural; Industrialização.
- Levar o aluno a ler, pesquisar, conhecer e mexer com ferramentas que, às vezes, desconhece.
- Mexer com valores, dilemas, metas e atiçamos curiosidades e indagações.
- Criticar e o levar a reflexões críticas.
- Desenvolver sua habilidade de captar informações, às vezes, sob a forma de detalhes transmitidas pela linguagem oral.
- Despertar o interesse em relação aos mais diferentes tipos de textos e o desejo de lê-los por iniciativa própria.
- Incorporamos uma postura interdisciplinar diante do conhecimento e, gradativamente, a transversalidade (compromisso com a cidadania).
6. TECNOLOGIAS UTILIZADAS
As tecnologias utilizadas em aula foram: smartphone, tablet e laptops, e o uso de programas como Powerpoint, Pezzi e Microsoft Word.
A tecnologia foi associada a nova e
moderna maneira de dar aula – o que resultou em diversos projetos de
viagem. Os alunos aproveitaram os recursos e transformaram o ambiente a
seu favor.
7. COMENTÁRIOS
Refletindo
sobre o mundo do século XXI, o papel da escola, os conteúdos e a
maneira que os administramos, reconhecemos que há uma urgência em
mudanças. E essa mudança parte de uma nova postura do professor, num
destemor no uso de novas tecnologias e no diálogo entre ele e o
estudante para a
construção do conhecimento. Proporcionar situações
que favoreçam a experimentação, a reflexão e a descoberta. A
experiência propicia a construção do saber, indo além, provocando um desejo no aluno de
saber fazer, a reflexão sobre o saber fazer, a tomada de consciência, a
compreensão e a reelaboração do fazer.
Revendo Piaget, vemos que o sujeito age sobre os conteúdos, que
ficam ressoando em seu ser que já possui estruturas próprias construídas ou em
construção. Então, para que se eduquem é necessário receber estímulos e liberdade de sugerir temas.
Inferindo Vygotsky, reconhecemos a
importância da escola em seu âmbito geral. Por ser essencialmente social. A mediação é desempenhada tanto
pelo professor, que tem a intencionalidade pedagógica, como por outros
profissionais da escola, pela própria instituição e pelos colegas. Assim, todos
podem aprender e ensinar uns com os outros.
Sendo assim, o
estudante aprende a partir da interação com o meio em que vive, com a realidade
e com as pessoas. Cada ser humano é, ao
mesmo tempo, ativo e interativo.
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