quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Atividade 1.4 - ESBOÇO DO PROJETO TRAJETÓRIAS INDIVIDUAIS PELAS CIDADES AMERICANAS

       
                                                          JOICE ÁVILA NUNES                        
                                           MARIA LEOPOLDINA PINTO DA SILVA                                                                                             NÁDIA  ELIANA  CHIELE  BARROS
                                                  

               TRAJETÓRIAS  INDIVIDUAIS: VIAJANDO PELAS CIDADES AMERICANAS

                                                                      NTE
                                                                      2014 






                                                                    SUMÁRIO

         1     INTRODUÇÃO 
         1.1  TEMA
         2.    PROBLEMA
         2.1  HIPÓTESES
         3.    JUSTIFICATIVA
         4.    OBJETIVOS
         4.1  OBJETIVO GERAL
         4.2  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
         5.    REFERENCIAL TEÓRICO
         5.1  SUJEITO
         6.    METODOLOGIA
         7.    CRONOGRAMA 
         8.    REFERÊNCIAS


       

        1     INTRODUÇÃO
   
              
              O projeto é  interdisciplinar e utiliza os conhecimentos de várias disciplinas para resolver um        problema  concreto. Em outras palavras, a interdisciplinaridade  recorre a esse saber, diretamente útil e utilizável, para responder às questões e aos problemas sociais contemporâneos.

     Os conteúdos envolvidos são de:
  •  Português - Regras de acentuação e Ortográficas; Concordância Verbal e Nominal, Verbos e Produção de texto informativo.
  • Filosofia: Questões éticas e morais; Concepção de política na sociedade. 
  • Geografia: Questões de Globalização e as Interferências nos campos Político, Econômico e Cultural; Industrialização.
             
       1.1  TEMA
       
              TÍTULO:  Trajetórias individuais: viajando pelas cidades americanas
           
              ASSUNTO:  As vantagens de planejar roteiros em um ambiente de mídia.

        2.   PROBLEMA
       
              PROBLEMA: Qual a importância de planejar roteiros com antecedência utilizando uma mídia?

       2.1  HIPÓSES

              Hipótese 1:  Roteiros estruturados previamente miniminizam os problemas, tornando as viagens mais econômicas.

              Hipótese 2:  Com a estruturação de um roteiro, o tempo gasto nas compras de passeios, transportes é reduzida.

              Hipótese 3:  Um roteiro planejado garante uma maior confiabilidade e eficiência nos gastos.

              Hipótese 4: O conhecimento de uma língua estrangeira facilita na comunicação.

              Hipótese 5:  O planejamento do que carregar  na viagem facilita nos deslocamentos.


        3   JUSTIFICATIVA

             Tendo em vista o uso de tecnologia digital, percebe-se o quanto os recursos computacionais têm se tornado essencialmente necessários e facilitadores na programação e aquisição de pacotes de viagens, cruzeiros marítimos e passagens para qualquer destino.
           O acesso a rede global está prática e fácil ao sujeito em alguns cliques, necessitando apenas que tenha adquirido uma competência básica para o manejo dos recursos usuais do computador.
              Considerando a urgência na preparação dessa geração da sociedade, o professor tem que assumir uma nova postura para ajudar na construção do ser na atual realidade educacional, pautando na ação-reflexão-ação. 
               Isso promove o desenvolvimento e dá autonomia no uso e aprendizagem das tecnologias.



       4     OBJETIVOS

       4.1  OBJETIVO GERAL

              Conhecer e integrar as tecnologias e as mídias em uma prática colaborativa a partir de novas perspectivas de ensinar e aprender e na produção de textos com metas prioritárias nas áreas de conhecimento da Linguagem, Ciências Humanas e Seminário Integrado.

       4.2   OBJETIVOS ESPECÍFICOS
                
  • Levar o aluno a ler, pesquisar, conhecer e mexer com ferramentas que, às vezes, desconhece.  


  • Mexer com valores, metas e atiçar a curiosidades.


  • Criticar e levar a reflexões críticas.


  • Desenvolver a habilidade de captar informações, às vezes, sob a forma de detalhes transmitidas  pela linguagem oral.


  • Despertar o interesse em relação aos mais diferentes tipos de textos e o desejo de lê-los por  iniciativa própria em mídia impressa ou digital.
  • Incorporar uma postura interdisciplinar diante do conhecimento e, gradativamente, a transversalidade no seu compromisso com a cidadania. 
       

      5    METODOLOGIA

          O trabalho foi desenvolvido com um estudo qualitativo de cunho bibliográfico em que, por meio desta metodologia e a importância de trabalhar por projetos,  utilizando- se de todas as ferramentas e recursos computacionais que capacitem o aluno. 
            Passei muito tempo lendo e ouvindo que devemos valorizar a capacidade de pensar do nosso aluno. Que devemos prepará-lo para questionar a realidade.
           Acredito que o contato com os teóricos que tratam desse tema, proporcionou-me um esclarecimento maior e me oportunizou melhorias no desempenho profissional na área educacional, haja vista que as leituras abrem as mentes e mudam ideias formadas no decorrer de nossa existência. 

     5.1  TIPOS DE SUJEITO
             
            Os sujeitos da pesquisa foram alunos na faixa etária de 16 anos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso.
           
    

      6    REFERENCIAL TEÓRICO
            
            Baseada nas palavras de Maria Elizabeth de Almeida projeto é "um esboço de algo algo que queremos atingir." É estar sempre comprometido com ações que são flexíveis e aberto ao novo.  A todo momento pode-se rever os objetivos previstos par poder levar adiante a execução e reformulá-la de acordo com as necessidades e interesses dos alunos envolvidos no processo e da realidade enfrentada na escola e na comunidade.
                 
   
       7  CRONOGRAMA 

          
  ATIVIDADES
              SEMESTRE
Assistir a filme
                    
Debate
                    
Leituras online
                    
Redação
                    
Revisão
                    
Defesa
                    
Entrega
                    




     8   REFERÊNCIAS

  • Como trabalhar por Projetos entrevista concedida pela Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida à Revista TV Escola. Disponível em: 
         http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/revista/Revista22/PDF/entrevista.pdf 
  • Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar. Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Disponível em: 
         http://www.virtual.ufc.br/cursouca/modulo_4_projetos/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto16.pdf 
  
  • Interdisciplinaridade de A a Z. Professora Ivani Fazenda. Disponível em:
          http://www.educacional.com.br/reportagens/educar2001/texto04.asp      
  • Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Disponível em: 
          http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0030.html

         
 

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário